sábado, 26 de março de 2011

INVESTIGANDO O AMBIENTE ESCOLAR

Por Alfonso Gómez Paiva

Grupo da 5C observando uma das árvores do local.
A profissão dos cientistas é investigar fenômenos. No caso das ciências naturais eles investigam a natureza. Para isso, os cientistas precisam, por exemplo, observar, anotar, descrever, pensar, comparar, medir e concluir. Mas é claro que nós também podemos usar essas coisas no dia a dia. Isso nos ajuda a resolver muitos problemas, a evitar outros e facilita a nossa vida.

A 5a série C iniciou a etapa de investigação observando o ambiente escolar. O objetivo, conhecer melhor os fatores vivos e não vivos do ambiente escolar, especificamente do terreno próximo a quadra.

Quais são os animais que vivem nesse ambiente?

Quais as plantas que vivem no ambiente?


Como são os fatores não vivos do ambiente como a temperatura, as características do terreno e a quantidade de luz e água?

Grupo da 5C observando o local.
 Os alunos devem prestar muita atenção, não é um simples passeio pelo ambiente, também não é para registrar o que todos já sabem. Quando estamos investigando devemos ver o que a maioria não consegue ver, para isso devemos observar atentamente, perceber os mínimos detalhes. Escrever que vimos uma borboleta não é segredo para ninguém, quem não sabe que as borboletas voam por ambientes com muitas plantas? Mas se colocamos quantas vimos, como eram suas asas, o seu tamanho, o que estavam fazendo, a observação fica rica e mais interessante.

Grupo da 5C anotando as observações.
A 5C levou um barbante de medição. Medir para a ciência é importante. Dizer que algo é pequeno, grande não tem muito sentido para a ciência. Por exemplo, uma coisa é dizer que a aranha que vimos tinha 10cm outra coisa é dizer que tinha 25cm. 

Para as pessoas os dois casos tratam de aranhas grandes, mas sabemos que achar uma aranha de 25cm é muito raro, enquanto uma de 10cm não é tão difícil assim. Por isso, para fazer ciência muitas vezes precisamos de instrumentos, dos mais simples como uma régua ou barbante de medição até os sofisticados microscópios.

Outro instrumento que foi levado para a investigação foi o termômetro. Existem vários tipos de termômetros, esse é para medir a temperatura do ambiente. Verificamos que no dia fazia 30oC no sol e na sombra 28oC. Anotar a temperatura de um ambiente é muito importante, pois tem seres vivos que preferem viver em lugares mais frios, outros mais quentes. Alguns preferem se esconder da luz solar, outros adoram ficar expostos a ela.

Mais um grupo da 5C registrando as observações.
É claro que a primeira investigação não terá tantos detalhes, mas com o tempo os alunos devem desenvolver melhor essa habilidade. Além disso, uma coisa é observar outra é anotar as observações. Registrar corretamente o que foi observado é outra habilidade exigida em uma investigação. Alguns têm essa habilidade mais desenvolvida que outros. O certo é que todos podemos melhorar essa habilidade e a única forma de desenvolver a habilidade de observar e registrar é observando e registrando.

Depois dessa etapa devemos divulgar e conversar sobre o que foi visto.

Esperamos que a classe colabore para que possamos fazer outras investigações.





Alunos observando os seres vivos na parte de baixo da quadra.



















Vejam o documentário do canal The History Channel, Monsterquest - cobras gigantes.
Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=_WsinEB_Vis

Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=VF3mPhLgeco&feature=related

Um comentário:

  1. a floresta amazÔnica é muito legal porque látem!!! a maior floresta tropical do mundo, com 5 milhões de quilômetros quadrados. Ela é formada por três tipos de floresta: florestas montanhosas andinas, florestas de terra firme e florestas fluviais alagadas. Além do Brasil ela ocupa o território dos seguintes países: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. e muito mais coisas porquÊ eu :guilherme e meu conpainheiro caio gostamos e a chamos muito interessante 5série b

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