sábado, 26 de março de 2011

O TEMPO E O CALENDÁRIO

Por Alfonso Gómez Paiva

O homem desde a pré-história sentiu a necessidade de marcar o tempo. Você acha importante marcar o tempo? Por quê?

Na Inglaterra os povos pré-históricos construíram o monumento de pedra conhecido como Stonehenge provavelmente com o objetivo de saber a  melhor época para o plantio e a colheita.
Provavelemente a primeira forma de marcar o tempo foi por meio do ciclo do claro e do escuro, ou seja, o dia e a noite. Dessa forma o homem poderia contar o número de dias que se passaram.

Segundo o Prof. Renato Las Casas, há 20.000 anos atrás o homem marcava nos ossos e na madeira os dias entre as fases da lua.

Foto montagem do céu noturno com todas as fases da Lua.
Os sumérios há 5.000 anos tinham um calendário dividido em 12 meses de 30 dias. Os babilônios há 4.000 anos tinham um calendário com 12 meses lunares num total de 354 dias.

O primeiro calendário egípcio era baseado nos ciclos lunares, depois observando a posição do Sol e da estrela Sírius fizeram um calendário que apresentava 365 dias e que conseguia prever a época e o período período de inundação do rio Nilo, o que permitiu aos egípcios definerem três estações.  Isso aconteceu por volta de 4.236 a.C. 
As três estações eram: a inundação que acontecia logo que a estrela Sírius reaparecia no céu. Isso acontecia entre julho e outubro. Nesse período os antigos egípcios se dedicavam, por exemplo, ao lazer e às grandes construções.
Mapa mostrando o Rio Nilo atravessando o antigo Egito. Ele era muito importante para esse povo. Por isso, eles observavam muito o que aocntecia com ele.
Desenho do antigo Egito mostrando a estação da semeadura.
Por volta de novembro, as águas do Nilo baixavam e iniciava-se a segunda estação: a da semeadura que durava até mais ou menos fevereiro. Nessa estação os egípcios se concentravam me plantar.
De março até junho iniciava-se a estação da colheita, onde o povo se dedicava a colher os produtos antes que começasse novamente a estação da inundação.

Os índios brasileiros mediam o tempo pelos ciclos lunares. Então podemos dizer que a Lua e o Sol sempre chamaram a atenção do homem e graças a observação desses astros foi possível criar mais de 40 tipos de calendários.  Mas, não foi só observando a Lua e o Sol que o homem criou o calendário, os Maias, antigos povos da américa central, criaram um calendário que levava em consideração o ciclo solar, o lunar e do planeta Vênus.
Texto Maia em hieroglifo falando do tempo.

Estudando os vários calendários oque existem e que existiram, os cientistas perceberam que eles podem ser basicamente de três tipos: solares, lunares e lunisolares.



Hieroglifo egípcio que significa a estação da colheita.



Fontes:  
http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dices_maias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge
http://antigoegito.org/?p=1852
http://delta.blogs.sapo.pt/arquivo/1062327.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário