domingo, 20 de março de 2011

OS DINOSSAUROS

Tiranossauro rex
Por Alfonso Gómez Paiva
Você sabe o que são os dinossauros? Muitas pessoas acham que são monstros gigantescos que nunca existiram, coisa de filme, outras acham que eles viveram junto com os seres humanos, imaginou como seria a vida de nossos ancestrais?
Bom, o paleontólogo inglês Richard Owen em 1842 apresentou uma palestra fósseis répteis. Nessa palestra ele falou sobre um grupo muito diferente de fósseis répteis. Durante a palestra Richard Owen usou a palavra dinossauro para chamar aquele grupo de fósseis tão diferentes de répteis. A palavra dinossauros vem do grego e significa terríveis lagartos.
Pronto, depois dessa palestra esse grupo de répteis antigos ficou conhecido como DINOSSAUROS.
Você deve conhecer o nome de alguns dinossauros, no filme Jurassic Park foram mostrados vários como o Tiranossauro Rex, Iguanodonte, o Triceratops e o Raptorex.
A primeira figura seria de qual dinossauro?
Existiram dinossauros de todo tipo, carnívoros, herbívoros, grandes, pequenos, que andavam sobre duas patas e os que andavam sobre quatro. Mas todos colocavam ovos.
Veja a figura abaixo, ela compara o tamanho do tiranossauro rex com a de um homem.

Comparação do tamanho do Tiranossauro rex com a altura de um homem.
 O tiranossauro rex era um animal carnívoro como o raptorex mostrado na figura. Uma das diferenças entre esses dois dinossauros é o tamanho, enquanto um é bem maior que o homem o outro não é tão grande assim.





Raptorex


Comparação do Raptorex com a de um homem, cada quadrado cor
 Na figura ao lado é comparado o tamanho do raptorex de 6 anos de idade com a de uma pessoa. Cada  quadrado corresponde a um metro.








Para você ter uma ideia real do tamanho desses animais, veja a figura abaixo. 
A foto mostra um homem sentado perto dos ossos da pata de um tiranossauro rex. Realmente ele era muito grande.
Homem sentado perto do esqueleto da pata traseira de um Tiranossauro rex.


 Um exemplo de dinossauro herbívoro é o  euoplocéfalo. Ele também era grande. Para se proteger dos predadores, seu corpo era coberto por placas ósseas, formando uma armadura.
Como podemos ver na figura, eles andavam sobre quatro patas e na ponta da cauda apresentavam uma estrutura parecendo um bastão.
Esses animais foram extintos da Natureza, existem várias teorias que tentam explicar como eles desapareceram da Terra. Procure saber quais são essas teorias e escreva um artigo mostrando a sua opinião e me envie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário