quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O MUNDO INVISÍVEL

     Você só acredita no que vê? No passado e até hoje em dia muitas pessoas só acreditam no que veêm.

     Você sabe por que o vinho se transforma em vinagre, ou por que o leite azeda? Poderia explicar como a uva, o arroz, o caldo de cana e a cevada se transformam em bebidas como o vinho, o saquê, a cachaça e a cerveja?

     Quando falamos de microorganismos a primeira coisa que pensamos é em doença. Lavamos as mãos para evitar pegar alguma doença causada por micróbio. Micróbio e microorganismo são sinônimos, todos deixam as pessoas preocupadas. Mas, isso não é verdade. Existem pessoas boas e más, assim como existem micróbios que úteis e nocivos ao homem. Todos já ouviram falar dos famosos lactobacilos, eles são micróbios do tipo bactéria em formato de bastão. A penicilina, o primeiro antibiótico, é produzido a partir do bolor de pão, um micróbio do tipo fungo. Em nosso intestino existem bactérias que nos ajudam a digerir os alimentos. Mas existem aqueles micróbios que causam doenças como o gonococos que causa a gonorréia, o pneumococos que cusa a pneumonia etc.

      Como são muito pequenos não podemos vê-los, então com a ajuda de microscópios você poderá conhecer um pouco desse mundo invisível.


     A foto mostra a Salmonella (vermelha), uma bactéria que pode causar diarréia, cólicas intestinais e eventualmente vômitos, doenças chamadas de gastroenterites.

O vibirão coléricos que causa a cólera está na foto da esquerda em amarelo. Como ele parece uma vírgula é uma batéria do tipo vibrião. Já a Salmonella parece um bastão, por isso, é um bacilo como os lactobacilos.





 Nessa foto podemos ver as hemáceas, células responsáveis pela cor vermelha do sangue e em cinza o Tripanossoma cruzi responsável pela doença de chagas.













Essa foto é de uma ameba, causadora da amebíase.

 Células da cebola, as bolinhas são os núcleos e o contorno a parede celular. 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário