quinta-feira, 7 de junho de 2012

NASCIMENTO DE ANIMAIS

Por Alfonso Gómez Paiva

Os seres que nascem, crescem, alimentam-se, se reproduzem e morrem são considerados SERES VIVOS.

Juntei alguns vídeos do Youtube sobre o nascimento de alguns animais. 



Elefante Africano
Elefante asiático
"A gestação nas cadelas, dura em torno de 55 a 65 dias, ou seja, de sete a nove semanas. O que vai depende de fatores, como o número e tamanho dos filhotes. A ultra-sonografia confirma a gestação, mostra o número de fetos e sua posição no útero, e ainda é importante ferramenta para acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.
30 dias - Pode ser feito diagnóstico através de palpação35 dias - Observa-se o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Aumento acentuado de peso40 dias - Abdome está maior45 dias - Radiografia evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros49 dias - A cabeça dos fetos é palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias."

FÊMEA
MÉDIAS APROXIMADA (meses)
LIMITES 
(dias)
Jumenta
12
343-375
Égua
11
330-340
Égua muladeira
11,5
340-360
Vaca Européia
9
280-290
Vaca Indiana
9,5
286-296
Cabra
5
140-158
Ovelha
5
140-153
Porca
3,5 a 4
114-120
Cadela
2
58-64
Gata
2
60-64
Coelha
1
30-32

  • Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
  • O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias. O coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por suafertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).
  • O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
  • Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.
  • Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.
  • Decorrente de seu ciclamento, os coelhos tem normalmente 2 cios por mês; onde depois de um período de 11(onze) dias apta a reprodução, sem fecundação há dois dias de esterilidade, sendo este o único intervalo entre seus períodos reprodutivos."

A tartaruga faz parte do grupo dos quelônios. Esse grupo faz parte de outro grupo maior conhecido como répteis. Existem vários tipos de quelônios, popularmente chamados de tartarugas.

Para saber mais sobre a tartaruga da terra entre no blog: 
http://zonaamazonica.blogspot.com.br/2008/03/jabuti-tartaruga-da-terra.html



O camaleão é réptil como as tartarugas, mas pertence ao grupo dos lagartos.

Os tigres fazem são mamíferos, podemos encontrá-los nos ecossistemas conhecidos como selvas africanas.


Os elefantes também são mamíferos, mas fazem parte do grupo dos proboscídeos. Existem atualmente dois tipos de elefantes, o africano e o asiático. Um encontramos em ecossistemas africanos o outro como o nome mesmo diz em ecossistemas da Ásia.

Antigamente, existiam os mamutes segundo o blog:
 (http://jairclopes.blogspot.com.br/2011/08/mamutes-congelados.html) os mamutes foram extintos a apenas doze mil anos. Ele diz que: 
Descobertas fósseis demonstram que o ser humano caçou mamutes para comida, vestimentas, uso de ossos e couro para fabricação de abrigos, utensílios domésticos e armas.Os mamutes viviam na Europa, norte da Ásia, América do Norte em climas temperados a frios e já foram encontrados vestígios destes animais na América do Sul. Esses paquidermes extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da última Idade do Gelo.





Os pandas gigantes também são mamíferos mas da família dos ursos. Eles vivem no centro-sul da China. Segundo a Winkpédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-gigante):
Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, e sistema digestivo e genético de carnívoro, o panda tem hábitos herbívoros, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de bambus. O panda gigante consume em média de 9 a 14kg de bambu por dia.
Entre os animais domésticos, temos o gato e o cachorro. 
Veja o que a Tatti diz sobre a gestação da cadela.


Se você tem uma cachorra que está para dar a cria leia as dicas.

Quem tem gata também deve ter cuidados com a gestação, como informa o site A Gata Prenhe.
Idade para reproduçãoO primeiro cio ocorre por volta de 7 meses de idade. As gatas devem ser acasaladas com mais de 8 meses.As gatas podem ter até 3 partos por ano. O número de filhotes por parto, em média, é de 4 a 8 gatinhos. Tempo de gestaçãoO tempo de gestação é por volta de 65 dias.Três a quatro semanas depois do acasalamento, os sinais de gestação começam a ficar evidentes. Elas engordam, ficam mais calmas, os mamilos ficam avermelhados ou rosados.


A vaca também é um animal doméstico, mas não de estimação. No site Fazenda Escola encontramos a página Bovinos de Leite, lá existem mais informações sobre essa espécie que o homem domesticou para aproveitar, o couro, o leite e a carne.
Geralmente uma vaca cria de 1 bezerro de cada vez, mas raramente podem ter  2  bezerrinhos.

O tempo de gestação é de mais ou menos 9 meses ou 281 dias.A vaca possui 4 tetas que podem produzir até 50 litros por dia,mas produzem às vezes 2, 3, 5, 10, 20 litros ou mais.O macho da vaca chama-se boi ou touro e geralmente é mais bravo do que a vaca. A filha da vaca chama-se bezerra e quando desmama chama-se novilha.Uma vaca vive mais ou menos de 10 a 18 anos.A novilha começa a dar leite aos 24 meses de idade, em média.

O site Saúde Animal traz o tempo de gestação de vários mamíferos:

As coelhas são mamíferos que pertencem ao grupo dos lagomorfos. No Winkpédia encontramos algumas informações sobre o coelho:

"Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda avida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.


Agora assista ao parto da coelha:




Até a próxima matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário