segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ATIVIDADE 3: USOS DA ÁGUA


PADRÕES DE USO DA ÁGUA
Por Alfonso Gómez Paiva
A sociedade humana usa á água para várias finalidades há muito tempo. Esse uso constante e por muito tempo fez com que alguns mananciais de água não pudessem mais ser usados pelo povo. Com a intenção de impedir a extinção de alguns seres vivos aquáticos e garantir o uso mais nobre da água pela população, a sociedade criou leis de seu uso. No Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente conhecido como CONAMA dividiu as águas em 5 classes. Cada uma dessas classes deixa claro para que o manancial poderá ser utilizado. As indústrias, as empresas de saneamento e a população em geral devem ficar atentas para qual a classe ou categoria de uso o manancial que pretende usar está classificado. Dessa forma, se o manancial é da classe especial ninguém poderá despejar nada nele, pois suas águas podem ser usadas para beber sem nenhum tipo de tratamento. Além disso, nele existem seres vivos que não resistiriam caso estivesse poluído ou contaminado.

Uso preponderante de água
Classificação
Classe
Classe 1
Classe 2
Classe 3
Classe 4
Especial
Abastecimento domestico, sem prévia ou com simples desinfecção
X




Abastecimento doméstico, após tratamento simplificado

X



Abastecimento doméstico, após tratamento convencional


X
X

Preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas
X




Proteção das comunidades aquáticas

X
X


Recreação de contrato primário (natação, esqui aquático e mergulho)

X
X


Irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película

X



Irrigação de hortaliças e plantas frutíferas


X


Irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras



X

Criação natural e/ou intensiva (aqüicultura) de espécies destinadas à alimentação humana

X
X


Dessedentarão de animais



X

Navegação




X
Harmonia paisagística




X
Usos menos exigentes




X

Cada uso da água exige certa qualidade e também causa certa poluição. Por exemplo, a água usada para lavar a roupa tem qualidade diferente da água depois da lavagem. A sujeira das roupas, o sabão e outros produtos usados para lavar mudam a qualidade da água. Isso significa que a água da lavagem não poderia ser usada para lavar outras roupas, precisamos de água mais “limpa” ou com mais qualidade. Outro exemplo é a qualidade da água para beber que precisa ser bem melhor do que para lavar o quintal. A qualidade da água para fabricar refrigerante precisa ser melhor do que para navegar ou para o lazer. Para controlar a qualidade da água e fiscalizar melhor quem polui, cada estado do Brasil criou um órgão público, em São Paulo é a CETESB. Ela tem que fiscalizar todos os mananciais paulistas e classificá-los conforme a lei brasileira conhecida como resolução CONAMA 20.
Essa lei deixa claro quais as características que água pode ou não ter para cada classe. Na classe especial não poderá haver nenhum tipo de resíduo líquido ou sólido, ou seja, ela tem que ser conservada no seu estado natural. Já na classe 1 é possível alterar o seu estado natural, mas sem impedir o seu principal uso: o abastecimento público e a preservação dos seres vivos que ali moram. Assim, toda água que estiver fora do padrão da classe é considerada poluída.

ATIVIDADE 1
1) A indústria Ecodoces produz balas e chicletes, para isso usa a água que tira do rio Mascote. Esse rio é de classe 1, por isso, antes de usar a água a indústria faz um tratamento e ela fica perfeita para ser usada. Seus resíduos são lançados no rio Xavantes. Imagine que você e seu grupo trabalhassem como técnicos da CETESB e vocês fossem até essa indústria para fiscalizar se ela está cumprindo as normas.
A) O que é importante saber antes de chegar nessa indústria sobre o rio Xavantes?
B) Chegando na indústria o gerente ambiental mostrou o último boletim de análise da água residuária. A sua equipe ficou desconfiada dos resultados e coletaram água do rio e levaram para os laboratórios da CETESB. Compare o laudo que o laboratório da CETESB fez com o que a lei permite e escreva o parecer de fiscalização.

RESOLUÇÃO CONAMA 20
CARACTERÍSTICAS
RESULTADOS DA ÁNALISE
1.Oxigênio Dissolvido
Nunca menor que 5 mg/litro
2.Cor
No máximo 75 mg Pt/litro
3.DBO5 dias a 20°C
Até 5 mg/litros de oxigênio
4.Turbidez
Até 100 UNT
5.pH
Entre 6 e 9
 







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