sábado, 27 de outubro de 2012

EXPERIÊNCIA DO REPOLHO ROXO

Você já ouviu falar em reação química? Ela faz parte do nosso mundo de diferentes maneiras, algumas são importantes para a nossa sobrevivência outras podem prejudicar a vida. Os químicos e outros cientistas estudam as reações químicas, para fazer remédio, para produzir o aço, para fabricar o refrigerante, para entender como está a qualidade da água etc. 

Na hora que estamos fritando um ovo ou queimando um papel está acontecendo reações químicas. A digestão dos alimentos também é reação química. 

Reação química é o nome que os cientistas dão quando uma ou mais substâncias são transformadas em outra ou outras. Assim, quando o papel entra em contato com o oxigênio que existe no ar e a temperatura dele aumenta, acontece a reação química chamada combustão. Essa reação é a mesma que acontece no carro. O combustível entra em contato com o ar e uma pequena faísca inicia a combustão.

Os cientistas estudam as reações químicas para várias finalidades, uma delas é saber o tipo de substância. As substâncias podem ser divididas em ácidas - como o limão, neutras - como o sabonete Dove ou alcalinas com a maioria dos sabonetes. Veja os quadrinhos da Revista Ciência Hoje das Crianças falando de reação química:



Veja o vídeo muito interessante sobre a reação química que acontece na fabricação do pão.



Então vamos descobrir quais as substâncias presentes em nossa casa são ácidas, alcalinas e neutras. Para isso, vamos precisar uma substância conhecida como indicador. Quando uma substância indicadora entra em contato com outra e muda de cor ocorre uma reação química. Existem indicadores que indicam somente substâncias ácidas, outras somente alcalinas. 

O chá de repolho roxo possui substâncias indicadoras tanto de ácidos como de substâncias alcalinas.

Para fazer esse experimento peça ajuda a um adulto.

Procedimento

1-Pique 3 a 5 folhas de repolho roxo.
2-Coloque essas folhas em uma panela com meio litro de água.
3-Ferva a mistura até a água ficar roxa.
4-Enquanto esfria, você escolhe algumas substâncias domésticas, como água sanitária, aspirina, limão, pasta de dente, refrigerante, sabonete, detergente, laranja etc.
5-Em um copo coloque 1 dedo do chá de repolho roxo e depois coloque um pouquinho da substância que você está testando.
6-Construa uma tabela, colocando de um lado o nome da substância do outro suas observações.
7-Tente descobrir quais são as substâncias ácidas, neutras e alcalinas.

Se quiser mande a sua tabela, fotos e um pequeno texto para que eu possa colocar no meu blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário