quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VIAGENS ESPACIAIS 2: Fatos Históricos Interessantes

Por Alfonso Gómez Paiva


Como vimos na parte 1, entre a ficção científica de Verne e a exploração espacial da atualidade se passou muito tempo. Vários cientistas e engenheiros contribuíram para o desenvolvimento da exploração espacial. Seria difícil dizer quem começou tudo isso. A Guerra Fria, ajudou a acelerar o processo.




Ao que tudo indica a construção de foguetes começou na China. Eles utilizavam o foguete como fogos de artifício, mas também usaram para enfrentar os invasores mongóis no século XIII.










Segundo dados do Projeto Solaris da Universidade Federal de São Carlos, um oficial chinês chamado Wan-Hu teria tentado um voo para a Lua usando uma cadeira de vime. Essa cadeira contava com 47 foguetes grandes, cada pavio foi aceso por um assistente com uma tocha e todos ao mesmo tempo.  Após a fumaceira passar eles perceberam que a cadeira voadora havia desaparecido. Talvez tenha sido uma das primeiras narrativas do desejo de conquistar o espaço.





Tsiolkovsky




Hoje em dia a comunidade internacional reconhece que o Pai da Astronáutica (ciência da navegação pelo espaço) é Tsiolkovsky. Embora tenha realizado somente estudos teóricos, somente cerca de 50 anos depois é que se iniciaram os estudos experimentais para comprová-los.

A sua vida foi difícil, nasceu na Ucrânia em 1857 e aos dez anos de idade contraiu a doença escarlatina, ficando quase surdo o que o impediu de frequentar a escola.









Estudos de Tsiolkovsky




Ele não desanimou e fez todo o possível para contornar esse pequeno detalhe. Leu muito, para começar todos os livros de seu pai. Depois, seguiu a sua curiosidade sobre aeronáutica. Isso o fez provar para si mesmo que era capaz de aprender. A sua capacidade de compreender as teorias e imaginar como poderiam ser utilizadas o fez criar vários projetos sobre foguetes que previram como seria possível conquistar o espaço. 













Foguete imaginado por Tsiolkovsky

Ele calculou que para sair da órbita da Terra seria necessária uma velocidade de 8km/s e, assim, vencer a atração gravitacional. Entre suas especulações está o uso de hidrogênio e oxigênio líquido como combustíveis para foguetes - o que hoje é uma realidade.

Até os trajes ele imaginou que precisariam ser pressurizados.

Ele morreu em 1935 sem ver suas ideias na prática.




Outro grande estudioso da astronáutica foi o americano Robert Hutchin Goddard (1882 - 1945), ele teve o desafio de colocar em prática as teorias de Tsiolkovsky. Goddard tinha o hábito de anotar todas as suas atividades, segundo seus relatos foi no dia 19 de outubro de 1899 que decidiu trabalhar com foguetes. Ele se inspirou em outro escritor de ficção científica H. G. Wells com seu livro A Guerra dos Mundos.

Niguém acreditava nele, mesmo assim continuou sozinho em seus estudos sobre astronáutica e em 1919 publicou o livro: Um método para atingir altitudes extremas.

No dia 16 de março de 1926 lançou o primeiro foguete de combustível líquido que subiu 12,5 metros em 2,5 segundos.  Mas, sozinho sem apoio e desacreditado morreu em 1945 sem ver o sonho realizado.

Na próxima parte contarei como o alemão Wernher Magnus Maximilian von Braun (1912-1977) conseguiu realizar a proeza de lançar foguetes com sucesso.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRAIN, Marshall. Como funcionam os motores de foguetes. Comotudofunciona. Tradução de HowStuffWorks.
Disponível: http://ciencia.hsw.uol.com.br/motores-de-foguetes2.htm.  Acesso em: 20/12/2012.

WIKIPEDIA. Linha do tempo da exploração espacial. Disponível em:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_tempo_da_explora%C3%A7%C3%A3o_espacial. Acesso em: 20/12/2012.


PROJETO SOLARIS. História dos foguetes. Disponível em: http://www.projetosolaris.ufscar.br/historia_1.php Acesso em: 20/12/2012.

NOGUEIRA, Salvador. Astronútica: ensino fundamental e médio. Ministério da Educação (MEC). Brasília, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário