Características da tabela 1:
a. Comprimento dos braços em relação ao das pernas.
b. Dedo oponível no pé?
c. Caixa craniana maior ou menor que a face?
d. Dentes caninos maiores ou menores em relação aos outros?
e. Número de dentes incisivos na mandíbula superior?
Características da tabela 2:
a. Quantos membros tem o animal?
b. Os dedos do pé tem unhas ou garras?
c. Desenvolvimento da clavícula?
d.Número de dentes caninos na mandíbula inferior?
e.Número de incisivos na mandíbula inferior?
Características da tabela 3:
a.Tipo de tegumento (pêlos, penas, escamas ou pele lisa)
b. Número de membros tem o animal.
c. Número de cavidades do coração.
d. Tipo de simetria (bilateral e radial).
e. Comparação da temperatura do corpo do animal com a do ambiente.
Características da tabela 4:
a. Esqueleto interno ou externo.
b.Simetria bilateral ou radial.
c.Posição do cordão nervoso: dorsal ou ventral.
d. Número de apêndices par ou não.
e. Existe ou não as fendas branquiais no embrião.
PARA TODAS AS QUESTÕES ANALISE E COMPARE AS TABELAS
1] Comparando os animais da tabela 1, quais seriam os 2 mais parecidos? Justifique.
2] Quais os 2 animais mais parecidos da tabela 2? Justifique.
3] Quais os 2 animais mais parecidos da tabela 3? Justifique.
4] Quais os 2 animais mais parecidos da tabela 4? Justifique.
5] Os cientistas classificaram os seres vivos em grandes grupos, cada um foi dividido novamente em outros grupos menores, essa divisão ou classificação em grupos ocorre até chegar na espécie, no ser vivo propriamente dito. A atividade com as tabelas comparou os seres vivos. Que tipo de critério foi usado para essa comparação?
6] Divida os seres vivos das tabelas em apenas 2 grupo. Depois divida o grupo a que pertence o ser humano em 3 grupos. O grupo que pertence o ser humano divida em 2. Finalmente o grupo que pertence o ser humano divida em 2 grupos. Para isso, use outras informações que você conhece desses animais, além do que está nas tabelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário