O DESAFIO DO ELETROIMÃ
Por Alfonso Gómez Paiva
Será que eles têm condições de construir um eletroimã caseiro e inventar uma utilidade para ele?
Não basta conseguir fazer o eletroimã, tem que inventar uma utilidade para ele, como fizeram os jovens desse vídeo do You Tobe.
Você sabe o que é um eletroimã?
Um eletroimã é um equipamento construído pelo homem que tem as mesmas propriedades de um imã natural ou permanente. Isso quer dizer que ele atrai materiais ferrosos.
O homem percebeu que uma corrente elétrica ao passar por um fio gera um campo magnético. Graças a essa propriedade inúmeros inventos foram possíveis, como os motores elétricos para geladeiras e batedeiras, alto-falantes e cabeçotes para discos rígidos.
Os imãs têm dois lados, normalmente chamados de norte e sul. Se colocarmos 2 imãs de frente com o mesmo lado ou pólo perceberemos que eles se repelem, mas se fossem de pólos diferentes eles se atraíriam.
Quando conectamos um fio a uma pilha, os elétrons que estão no pólo negativo dela saem pelo fio em direção ao pólo positivo. Esse movimento dos elétrons pelo fio é o que chamamos de corrente elétrica. Essa corrente gera um campo magnético como o do imã. Isso pode ser percebido se colocarmos no circuito uma bússola (ver a figura).
Para amplificar o campo magnético basta enrolar um fio como uma bobina, como mostra a figura 2. É esse o princípio do eletroimã.
|
Para saber a força do seu eletroimã veja quantos clips ou grampos de grampeador ele consegue erguer. Depois, teste o seu eletroimã usando 2 pilhas ou 3. Veja o que acontece.
Agora invente algum equipamento usando o eletroimã, tire fotos ou grave um vídeo e envie para nós. Se achar mais interessante, monte uma equipe e envie o relato do seu invento.
Fonte: HowStuffWorks Brasil - http://ciencia.hsw.uol.com.br/eletroimas5.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário