Por Alfonso Gómez Paiva
Como vimos os fatores não vivos são todos aqueles que não possuem vida e que influenciam a sobrevivência dos seres vivos.
Podemos considerar que o aquário é um ecossistema porque ele apresenta um conjunto de fatores não vivos que são importantes para os seres vivos que ali estão, como plantas e peixes.
O aquário deve criar todas as condições para que os seres vivos possam sobreviver. Então, existem vários equipamentos para controlar a temperatura, oxigenar a água, filtrar os resíduos etc. O cascalho, a placa de filtro biológico, a torre e a bomba ajudam a manter a água limpa, evitando por exemplo que bactérias nocivas aos seres vivos se multipliquem e prejudiquem os habitantes do aquário.
Já o termômetro é para controlar a temperatura da água, ela deve estar adequada aos seres que viverão lá. Para aquecer a água temos o termostato, ele tem a capacidade de aquecer a água quando ela estiver abaixo do que programamos. Quando a água estiver na temperatura certa ele desliga.
Além disso, quando o filtro biológico não está funcionando bem devemos fazer alguns testes para depois saber como corrigir. Para isso, usamos testes de pH, amônia, nitrito, etc.
Teste de pH para aquário |
Para corrigir o pH as vezes precisamos de produtos químicos como:
Mas para isso, precisamos saber qual o pH.
Na aula falamos da pluviosidade, ou seja, a quantidade de chuva que caiu em um certo lugar. Existem seres vivos que precisam de muita água, outros não.
Para medir a quantidade de água usamos um aparelho chamado pluviômetro. A foto mostra um aluno pesquisando a pluviosidade da região dele. A chuva cai no funil e fica acumulada na parte de baixo. Depois que choveu, o garoto vai até o pluviômetro e retira a água com a ajuda de uma proveta. A proveta é usada para medir a quantidade de água que choveu.
Depois, eles anotam em uma tabela. Para analisar como foi a pluviosidade durante o mês, o aluno construiu um gráfico como o da figura:
O que os gráficos estão dizendo? Os cientistas usam muito os gráficos para ajudá-los a entender melhor o que está acontecendo. Nesse caso, ajuda a entender como as chuvas se comportaram durante o mês de setembro. Se isso se repetir por vários anos, podemos nos prevenir contra cheias ou secas nos outros anos.
Esse aluno também mediu a temperatura ao mesmo tempo que media a pluviosidade. Veja outro gráfico comparando a temperatura máxima e mínima no mês de setembro:
Viu como os fatores não vivos são importantes para vida, o homem inventou uma série de equipamentos para conhecer e controlar esses fatores. Dessa forma, podemos facilitar a vida de diversos seres vivos, inclusive a do homem.
Para saber mais:
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