segunda-feira, 19 de março de 2012

TECNOLOGIA E OS FATORES NÃO VIVOS

Por Alfonso Gómez Paiva


     Como vimos os fatores não vivos são todos aqueles que não possuem vida e que influenciam a sobrevivência dos seres vivos.

     Podemos considerar que o aquário é um ecossistema porque ele apresenta um conjunto  de fatores não vivos que são importantes para os seres vivos que ali estão, como plantas e peixes.


     O aquário deve criar todas as condições para que os seres vivos possam sobreviver. Então, existem vários equipamentos para controlar a temperatura, oxigenar a água, filtrar os resíduos etc. O cascalho, a placa de filtro biológico, a torre e a bomba ajudam a manter a água limpa, evitando por exemplo que bactérias nocivas aos seres vivos se multipliquem e prejudiquem os habitantes do aquário.

     Já o termômetro é para controlar a temperatura da água, ela deve estar adequada aos seres que viverão lá. Para aquecer a água temos o termostato, ele tem a capacidade de aquecer a água quando ela estiver abaixo do que programamos. Quando a água estiver na temperatura certa ele desliga. 

     Além disso, quando o filtro biológico não está funcionando bem devemos fazer alguns testes para depois saber como corrigir. Para isso, usamos testes de pH, amônia, nitrito, etc.

Teste de pH para aquário


     Para corrigir o pH as vezes precisamos de produtos químicos como:

     Mas para isso, precisamos saber qual o pH.

     Outro equipamento que falei foi a bomba, a foto mostra uma bomba que fica submersa:

     Na aula falamos da pluviosidade, ou seja, a quantidade de chuva que caiu em um certo lugar. Existem seres vivos que precisam de muita água, outros não.

     Para medir a quantidade de água usamos um aparelho chamado pluviômetro. A foto mostra um aluno pesquisando a pluviosidade da região dele. A chuva cai no funil e fica acumulada na parte de baixo. Depois que choveu, o garoto vai até o pluviômetro e retira a água com a ajuda de uma proveta. A proveta é usada para medir a quantidade de água que choveu.



     Depois, eles anotam em uma tabela. Para analisar como foi a pluviosidade durante o mês, o aluno construiu um gráfico como o da figura:




          O que os gráficos estão dizendo?  Os cientistas usam muito os gráficos para ajudá-los a entender melhor o que está acontecendo. Nesse caso, ajuda a entender como as chuvas se comportaram durante o mês de setembro. Se isso se repetir por vários anos, podemos nos prevenir contra cheias ou secas nos outros anos.

     Esse aluno também mediu a temperatura ao mesmo tempo que media a pluviosidade. Veja outro gráfico comparando a temperatura máxima e mínima no mês de setembro:


     Viu como os fatores não vivos são importantes para vida, o homem inventou uma série de equipamentos para conhecer e controlar esses fatores. Dessa forma, podemos facilitar a vida de diversos seres vivos, inclusive a do homem.


Para saber mais:





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