Bom, os alunos dos 6o anos A, B e C aprenderam que para os seres vivos existirem é muito importante os fatores não vivos e a própria relação entre eles.
Em um determinado local e durante um certo tempo, seres vivos e fatores não vivos interagem. A temperatura, a quantidade de luz, a velocidade dos ventos, a existência de montanhas, rios, lagos, o tipo de solo etc influenciam a vida dos seres vivos. A essa interação em um certo lugar e em um certo tempo chamamos de ecossistemas. O aquário é um ecossistema, a Floresta Amazônica é outro.
Os seres vivos também se relacionam e cada um possui uma função. Os produtores só conseguem produzir seu próprio alimento e o oxigênio que vai para o ar graças a interação entre a luz solar, o gás carbônico, a água e os sais minerais existentes no solo. Essa interação é uma reação química chamada FOTOSSÍNTESE. Os consumidores são seres vivos que não conseguem produzir o seu próprio alimento para obtê-lo precisa consumir outros seres vivos. Existem 3 tipos de consumidores: os herbívoros como o antílope; os carnívoros como o leão e os onívoros como o sagui.
Par completar o ciclo da vida é preciso que alguém produza os sais minerais tão importantes para os produtores. Essa função é de responsabilidade dos seres vivos conhecidos como decompositores. Para isso, eles se alimentam dos seres vivos mortos, devolvendo os sais minerais ao ambiente. Forma-se o ciclo sem fim, o ciclo da vida.
Assista o clip da música Ciclo da Vida do filme O Rei Leão, preste atenção na letra e veja que tem tudo a ver com o assunto que o sexto ano está aprendendo.
Os fungos são decompositores. Eles, como todos os demais seres vivos, interagem com os fatores não vivos para sobreviver. Para verificar quais os fatores não vivos que contribuem para os fungos sobreviverem, os alunos dos 6o anos realizaram um experimento com o desafio de descobrir o que faz com que os fungos cresçam mais rápido e o que dificulta a existência deles.
Foi preparado o mingau e depois distribuído em 4 potes bem lavados. Os potes foram numerados, 2 ficaram fora da geladeira 2 dentro. Deses 2 potes, um estava tampado e o outro destampado.
Após 15 dias os alunos anotaram as modificações que aconteceram, Essa anotação foi realizada em uma tabela que eles construíram e preencheram.
Os potes da figura abaixo são do 6oB e ficaram na geladeira. O pote da esquerda destampado e o da direita tampado.
Já os 2 potes abaixo ficaram fora da geladeira, o da esquerda tampado e o da direita destampado. É possível verificar a presença dos fungos.
A aluna Isabela fez o mesmo experimento em casa, ela fez em copos de vidro, mas o resultado foi o mesmo. O pote abaixo ficou fora da geladeira e destampado:
O 6o. ano C fez em potes de papinha de nenem, como o 6o. A. Na foto abaixo temos na parte de cima os potes fora da geladeira. O da esquerda com tampa e o da direita sem. Já na parte de baixo, são os potes que ficaram dentro da geladeira. O da esquerda tampado e o da direita destampado.
Detalhe do pote que formou fungos:
Bom, o resultado já era esperado. Os fungos cresceram mais rápido fora da geladeira e no pote destampado. Isso significa que os fungos não gostam de temperaturas muito frias. Eles só conseguiram atacar o alimento que estava destampado, isso porque os fungos estão presentes no ar. Ao encotrar o pote destampado com o mingau, eles se alimentaram e produziram os sais minerais. É o que chamamos de apodrecimento.
Obrigada, Alfonso Gómez Paiva. Me ajudou muito.
ResponderExcluirEU PRESISO FAZER O ESPERIMENTO DO MINGAU
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