domingo, 10 de abril de 2011

ECOSSISTEMAS BRASILEIROS





Floresta Amazônica
É a maior floresta tropical do mundo, com 5 milhões de quilômetros quadrados. Ela é formada por três tipos de floresta: florestas montanhosas andinas, florestas de terra firme e florestas fluviais alagadas. Além do Brasil ela ocupa o território dos seguintes países: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A Floresta Amazônica ocupa território de nove estados, Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A vegetação é densa e constituída por árvores de grande porte. O clima é equatorial, quente e úmido, a temperatura média anual é de 26oC e as chuvas ultrapassam os 2000mm/ano. O período chuvoso ocorre entre o verão e o outono, o de seca dura entre 1 a 3 meses na maior parte da região. Entre os animais temos: Onça pintada, Arara Canindé, Tucano Toco, Anta, Aruanã, Bicho-Preguiça, Jacaré-Açu, Boto e Pacu. Entre as plantas estão o Açaí, a Andiroba, Buriti, Cupuaçu e a Vitória Régia.
Entre as Unidades de Conservação estão: o Parque Estadual da Serra das Andorinhas, a Reserva Biológica de Guaporé e a Estação Ecológica do Rio Acre.

ANDIROBA
BURITI


















BOTO-COR-DE-ROSA


ARARA CANINDÉ


PACU

BICHO-PREGUIÇA


Cerrado
Compreende os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Rondônia, São Paulo, Rondônia, Amapá e uma pequena área do Paraná. Sua vegetação é predominantemente rasteira, com árvores não muito altas, com troncos recurvados e com cascas e folhas grossas. A temperatura média anual é de 22oC e as chuvas não são iguais durante o ano, o que gera uma estação bem definida de seca de maio a outubro. Entre os animais estão a jaguatirica, cachorro-do-mato, lobo-guará, seriema e os peixes caranha e cachorra. Entre as plantas estão o babaçu, gariroba, mangaba, ipês, araticum-cagão e a pimenta-de-macaco.
Entre as UC estão o Parque Nacional de Brasília e a Estação Ecológica de Águas Emendadas.

GARIROBA
JAGUATIRICA
PEIXE CACHORRA




































IPÊ AMARELO

























SIRIEMA






















Pantanal
Compreende os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O clima é predominante é o tropical e possui duas estações bem definidas, a de seca (abril a setembro)e a chuvosa (outubro a março). É uma região conhecida por suas áreas inundadas. As médias anuais de temperatura gira em torno de 25oC. A vegetação é variada, nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado. Entre os animais da região estão: a cuíca, o morcego-de-cara-branca, o bugio, o tamanduá-mirim, o tatu-peba, o queixada, a ema, o biguá-preto, o socó-boi, a sucuri, a rã-pimenta, raia, pirambóia e o dourado. Entre as plantas estão: a orelha-de-onça, capim-mimoso, o carandá, elódea, bananeira-do-mato, a acácia e a barriguda. A UC é o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.






CAPIM MIMOSO


CARANDÁ



















PIRAMBÓIA

QUEIXADA
ORELHA-DE-ONÇA







EMA




























Caatinga
As médias anuais de chuva nesse ecossistema está entre 400 e 800mm. A temperatura média anual oscila entre 25oC e 29oC. As chuvas ocorrem no início do ano e a seca ocorre no inverno, podendo durar 9 meses. Os estados que apresentam esse ecossistema são: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais. A vegetação é composta por plantas adaptadas a seca, por isso é formada por arbustos e árvores baixas de aspecto seco e esbranquiçado. Entre as plantas características estão: amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro. Os animais típicos desse ecossistema são: veado catingueiro, asa branca, tatu-peba e o sagui-de-tufos-brancos.


Pampas
 
Ocupa boa parte do território Rio Grande do Sul. A temperatura média é de 18oC e a vegetação é composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores. As chuvas ocorrem com pouca variação e a média anual varia entre 500mm e 1.000mm. As chuvas ocorrem no inverno. Nos pampas podemos encontrar: o veado campeiro, o guaraxaim, o cará, a ariranha, o coati, o furão e o gato dos pampas. Algumas das plantas típicas são: verbena, petúnia, capim-dos-pampas e alguns tipos de catos.










Mata Atlântica

Compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás e Mato Grosso do Sul. A região apresenta temperaturas médias entre 14oC e 21oC. A precipitação média anual está entre 1.000 e 1.500 mm/ano.
Jequetibá-rosa

A vegetação é densa e constituída por árvores entre 20 e 30 metros de altura. Entre os animais estão: a onça pintada, o bicho preguiça, a jararaca, a traíra, a capivara, o jacaré-de-papo-amarelo, o tié sangue e o sapo cururu. Entre as plantas estão: andira, jequitibá-rosa, pau-brasil, cipós e bromélias. Entre as unidades de conservação estão: Parque do Itatiaia (Minas Gerais e Rio de Janeiro);  Parque do Sabiá (Minas Gerais);  Serra da Bocaina (Rio de Janeiro e São Paulo);  Serra da Cantareira (São Paulo).

Árvore Andira





















Jararaca 

Peixe Traíra




















Tiê sangue

Um comentário: