VISITE ESTES SITES


Aqui eu indico excursões, livros, sites e textos de Ciências ou de Educação Científica.





   Os museus de Ciências em todo o mundo é sempre uma grande atração para a população local e para os turistas, entre eles podemos citar o Natural History Museum de Londres, o Science Museum de Londres, o  American Museum of Natural History em Nova Iorque e o Museus de Ciências e Nacional de História Natural de Portugal.
     O objetivo desta página é participar a todos as minhas visitas virtuais e presenciais em diferentes museus, zoos e instituições similares, divulgando a ciência, estimulando a visita e sugerindo, sempre que possível, atividades para desenvolver com nossos alunos.
     Cada museu visitado terá o endereço da página, o horário de funcionamento, algumas fotos e as sugestões para trabalhar com os jovens. 



Ele está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.
     Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como chegar:
 
Metrô: Linha 2 - Estação de São Cristóvão.
 Trem (Supervia): Estação de São Cristóvão.
 Ônibus: Todos os ônibus com parada na Estação de São Cristóvão ou no Largo da Cancela, São Cristóvão.

 Museu Nacional/UFRJ
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão CEP 20940-040
Rio de Janeiro, RJ, BRASIL
Telefone: (21) 2562-6900

Algumas fotos do acervo
Eu ao lado do modelo de Plesiossauro.

Meu sobrinho e eu na entrada do museu e ao lado de um meteorito.
























Painel de entrada da exposição sobre a Expedição Brasileira a Antártida
Meu sobrinho em baixo de uma réplica de tubarão branco.


























Eu colocando a mão na boca do esqueleto do tigre dente de sabre e ao lado de um esqueleto de preguiça gigante.

Eu ao lado de um sarcófago de faraó.























Uma réplica de gavial.

Eu e meu sobrinho na entrada do museu.


Meu sobrinho e um sarcófago egípcio.



























 SITES


O site ao lado tem uma série de filmes de curta metragem que podem ser utilizados em sala de aula. Visite-o.
NASA
O site da Nasa tem material para download, além de várias imagens. Quando suas naves decolam ou aterrisam eles filmam em tempo real.
Agência Espacial Européia (ESA)

O site possui um link destinado às crianças e aos professores. Ele apresenta uma série de informações sobre o espaço e sobre a terra, inclusive sobre mudanças climáticas. O algumas páginas do site podem ser visualizadas em português ou em espanhol. Vale a pena conferir. Na página para crianças eles disponibilizaram um arquivo que contém um satélite fabricado pela ESA que pode ser impresso e montado.

Zoológico de São Paulo
O site conta a história do zoológico, fala sobre os bastidores, sobre a alimentação dos animais e outras informações interessantes.

Aquário do Guarujá
É  um site com informações sobre o ambiente marinho, entre outras. Existe uma página para crianças, onde é possível baixar figuras para colorir.  Ele é considerado o maior aquário da América latina.


San Diego Zoo
O Zoológico de San Diego possui uma série de informações para professores, atividades experimentais para crianças e a possibilidade de você ver ao vivo o que o panda, o elefante, o orangotango e o urso polar estão fazendo. As câmeras ficam ligadas o dia todo, é difícil vê-los mas se você tiver paciência vale a pena. Caso você queira ter uma visão melhor, basta pagar e ter acesso as outras câmeras e filmes gravados.  



Revista Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças
Uma publicação da Sociedade Científica mais importante do Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. São duas revistas, uma destinada ao público jovem e adulto, e a outra para crianças. Possui várias informações úteis e novidades. Ela é uma revista impressa e on-line. A revista para adultos: http://cienciahoje.uol.com.br/ A revista para crianças: http://cienciahoje.uol.com.br/view/235


Associação Mundial de Educadores Infantis
Nasce como conseqüência dos contactos de profissionais da Educação Pre-Escolar de diferentes países durante o I Congresso Internacional de Educação Precoce (Oportuna), comemorada no fim de 1991 em Vitoria, Espanha. Neste encontro internacional se fez evidente a necessidade de maior contacto e intercâmbio de experiências entre os educadores infantis de todo mundo.
A todos que se interessam na área de Educação Infantil.


Associação dos Profissionais da Educação da Infância
O objectivo último de uma associação deste tipo é constituir-se como um espaço de identidade profissional do conjunto dos educadores. Ora, para se afirmar como uma referência identitária, tem que trabalhar, simultaneamente na consolidação de um saber próprio dos educadores e na elaboração de normas de conduta profissional (...) Neste momento de transição a APEI tem de se assumir como um espaço de referência e de debate assegurando as rupturas e as continuidade necessárias à evolução dos educadores de infância"  António Nóvoa (CEI nº 16) http://apei.no.sapo.pt/

Domínio Público
Muitos títulos de livros de domínio público estão disponíveis no site, como por exemplo o gato de botas, pinóquio, A Divina Comédia de Dante, etc. Você pode baixar de graça os livros. www.dominiopublico.gov.br.


Science for News Kids
Este site, em inglês, tem várias dicas, informações, jogos e uma e uma parte dedicada aos professores. Faça uma visita.

RENCTAS
Desde 1999 a Renctas, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, combate o tráfico de animaissilvestres. Foram publicadas no YOUTUBE alguns vídeos sobre o tráfico de animais silvestres. Para ver é só clicar no link abaixo:
1) "Amor de bicho não se compra" - (duração 3:38)

2) O tráfico de animais silvestres (duração 05:15)

3) A Renctas (duração: 01:01)

4) Comercial "Mãozinhas" (duração: 01:05)

5) Exposição Renctas/Infraero - Brasília - (duração 0:56)

Se quiser conhecer o trabalho da Renctas clique: www.renctas.org.br

 Museu de Zoologia da USP
A exposição de longa duração apresenta a história dos animais na Terra e as atividades de pesquisado Museu de Zoologia. Além disto, o Museu organiza periodicamente uma nova exposição temporária. Informações para visitantes Exposições de terça-feira a domingo das 10 às 17 h Ingresso para exposições - R$ 2,00 .  

Agenda 21 na Escola
Para professores ou gestores que tenham interesse de implantar um programa de educação ambiental que discuta a realidade local na perspectiva de melhorar a qualidade de vida da Escola.


Aquário de São Paulo
Um aquário temático com 1 milhão de litros de água do mar, segundo o site: "tubarões de mar aberto. Esses gigantes nadarão livremente em uma cabine subaquática com enormes acrílicos transparentes nas paredes e teto, que levará o visitante à sensação de se encontrar no fundo do mar".


Por que, Pra quê?
O SESC criou essa página que têm como objetivos divulgar experimentos e conhecimentos na área de Ciência. As pessoas podem cadastrar seus experimentos e divulgar seus centros de pesquisa mirim.


ON Brincando com Ciência
O Observatório Nacional criou um site interativo, possui jogos, curiosidades e dicas de experimentos. http://www.on.br/site_brincando/conteudo/curiosidades/pagina_curiosidades.html


Blog de Ensino de Ciências
Trata de diversos assuntos, como HQs no ensino de Ciências, planejamento de ensino, links para o ensino de química, etc.


Diários da Reflexão entre Professores
Blog que trata de inovação tecnológica e Ciência.


InovaBrasil
Blog que tem como objetivo "Divulgando a Ciência, Tecnologia e Inovação Brasileira e Latino-Americana".

Gibiteca.com
Blog destinado a Gibis, tem um texto sobre gibis no ensino de Ciências.




Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/


Câmara dos Deputados: http://www2.camara.gov.br/






Governo do Estado de São Paulo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/


Governo do Brasil: http://www.brasil.gov.br/

GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química: http://gepeq.iq.usp.br/
O objetivo do grupo é contribuir para a melhoria do Ensino de Química, atuando em 4 áreas: produção de material didático; formação continuada de professores; divulgação científica e pesquisas em ensino de química.