sábado, 13 de agosto de 2011

VISITA AO AQUÁRIO DE SÃO PAULO - PARTE II



É claro que a visita ao aquário foi muito interessante e divertida. A escola cumpriu o seu papel educativo. Além dos conteúdos sobre o assunto, foi um evento importante para a integração entre os alunos e os professores. Nessas atividades os alunos têm a oportunidade de perceber como é importante a organização e o respeito. Em todo lugar existem regras e lá tinham algumas, como não tirar fotos com flash. As regras, gostando delas ou não, são criadas com um objetivo. O flash estressa o animal e não tem necessidade disso. Respeitar essas normas é ter moral para exigir respeito.

O translado foi muito divertido, as pessoas cantaram, conversaram, comeram e riram muito.









Na chegada os alunos saíram do ônibus e fizeram uma fila para entrar no aquário. A entrada é ampla, bonita  e tinham dois modelos grandes de peixe-boi pendurados no teto. 
O peixe-boi não é peixe e muito menos boi. Então porque esse nome? 
Bom, porque popularmente quase tudo que vive na água é peixe. Uma série de características são necessárias para um animal ser peixe. O tipo de coração, o tipo de respiração, o tipo de reprodução etc. Os peixes respiram por branquias, colocam ovos e o coração têm apenas 2 cavidades. Já o peixe-boi respira por pulmões, como nós, o coração têm 4 cavidades, como nós, e não colocam ovos. O peixe-boi se reproduz como nós - a fecundação é interna e o desenvolvimento do filhote ocorre dentro da placenta e não dentro do ovo.
Veja como ele nada bem, o vídeo é do Aquário de São Paulo.



Se você quiser ouvir a voz do peixe-boi e conhecer mais sobre esse animal acesse a página da Associação Amigos do Peixe-Boi.

Ser fotografado na saída do ônibus é coisa de artista!
Alguns se sentem como artistas outros são mais tímidos, abaixam a cabeça.











 Os professores também foram fotografados.


A Professora Neide muito contente junto com o seu netinho.










 Alunos da famosa 5A, adivinha quem é o mais bagunceiro.




As alunas sentadas no banco da entrada ao lado do colega que a câmera tentou tirar da foto. Por que será? Quem será o menino borrado?
Como vimos temos alunas quietas e alunas falantes sentadas e abraçadas. Será que olhando para as fotos conseguimos identificar quem é quem?





O aquário, onde o peixe-boi estava.















Alunos visitando um ambiente temático, representando um navio afundado. As escotilhas mostram a variedade de peixes.


 Lobo-marinho sendo alimentado por sua adestradora. O macho pode atingir 1,95m e as fêmeas 1,45m, o peso entre 165kg e 145kg respectivamente. Esse animal se alimenta de peixes, lulas, polvos, crustáceos como siris e caranguejos e pinguim. Em cativeiro é comum usar no mínimo 5 tipos diferente de peixes, frescos e em duas porções diárias. Também é usado rações de gatos a base de peixes (COLARES, 1999).

Assista ao vídeo do lobo-marinho do aquário, http://www.youtube.com/watch?v=8YgbTjQPQwI&feature=fvst.

 Professora Maria Lucia aproveitando o passeio e fazendo planos para o seu pimpolho.


  •  Tamanduá-mirim sendo alimentado. Esse animal não possui dentição, eles usam as garras potentes para se defender e quebrar os cupinzeiros e poder se alimentar. Para isso, usam sua língua longa que possui um muco que a torna eficiente para a captura do seu alimento. O olfato também é bastante desenvolvido.
  • Os tamanduás-mirins são solitários e se encontram somente em períodos de acasalamento. A gestação varia entre 130 e 190 dias e gera apenas 1 filhote. Em cativeiro vivem cerca de 9 anos.

É isso aí, chegamos ao fim. Se você tiver fotos do passeio, envie para mim.







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