segunda-feira, 20 de junho de 2011

OS DECOMPOSITORES

 Por Alfonso Gómez Paiva

     A energia é muito importante para a vida, por isso todos os seres vivos de uma forma ou de outra conseguem essa energia por meio dos alimentos. Como existem vários tipos diferentes de seres vivos, pequenos, grandes, que vivem na água, no solo, no interior de outros seres vivos existem várias formas de conseguir alimento.

    Os herbívoros conseguem por meio das plantas que comem a energia necessária para a sua vida. Os carnívoros devorando outros animais, os hematófagos se alimentando de sangue e existem os decompositores que se alimentam de seres mortos. Esses organismos são os fungos e as bactérias, eles transformam essa matéria morta em substâncias simples como sais minerais e água. Essas substâncias são reaproveitadas pelos produtores. Isso significa que existe uma reciclagem natural, os seres mortos são transformados em substâncias importantes para as plantas por exemplo.
     
     Os antigos egípcios conheciam técnicas de mumificação, ou seja, eles sabiam como evitar que os decompositores se alimentassem dos corpos mortos. A Natureza também tem um processo parecido que formam os fósseis. Encontramos fósseis de animais e plantas que viveram a milhares de anos, por exemplo dos dinossauros.

     O experimento do mingau teve como objetivo verificar o que ajuda o mingau a apodrecer e o que dificulta. Para isso, foi fervido o mingau e colocado em 4 potes. O pote 1 e 2 ficaram fora da geladeira e o 3 e 4 dentro. O pote 2 e 4 ficaram tampados e o 1 e o 3 sem tampa. Os alunos observaram o apodrecimento 2, 7 e 14 dias depois. Cada aluno em uma tabela fez suas observações.
Pote 1: 14 dias depois
Pote 1 da 5B




Pote 2: 14 dias depois
    
Pote 1: 7 dias depois

Pote 3: 14 dias depois
Pote 4: 14 dias depois
Pote 4: 14 dias depois

Pote 1 da 5C: 14 dias depois

Veja como se formaram os fungos. Existem fungos diferentes, alguns verdes, outros brancos parecendo algodão e podemos ver alguns avermelhados.

Fonte:











Nenhum comentário:

Postar um comentário