terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ERA DO GELO CHEGA EM SÃO PAULO!

Você assistiu ao filme A Era do Gelo? O que significa era do gelo? 
Quem eram os seres que habitavam o planeta Terra?
Por Alfonso Gómez Paiva
Os cientistas ao estudarem o clima e o ambiente do nosso planeta, verificaram que o clima da Terra passou por períodos de calor e de extremo frio. Esses períodos duraram milhões de anos. 
O gelo permanente é uma das características da Era do Gelo
Segundo os cientistas a Terra há mais de 500 milhões de naos atrás passou por vários períodos em que ficou coberta por gelo. Para os estudiosos, os vulcões ao expelirem grande quantidades de gás carbônico fizeram com que a temperatura subisse e o planeta se aquecesse.  Esse fenômeno é conhecido como efeito estufa (Scientific American).
A Era do Gelo ocorre quando a temperatura da Terra diminui tanto, que se formam lençóis de gelo permanente e duram dezenas de milhões de anos. Os cientistas acreditam que geralmente o planeta tem pouco gelo permanente e que só nesses períodos é que há formação de grandes áreas com gelo permanente.
Estudiosos afirmam que estamos vivendo mais um período desse, ele começou há 30 milhões de anos (Revista Nova). Cada período desse é chamado pelos cientistas de era glacial.
Ninguém ao certo sabe dizer as causas dessas mudanças climáticas da Terra, mas provavelmente sejam um conjunto de fatores como:

  • Mudanças no eixo e órbita da Terra, conhecidas como ciclos de Milankovitch.
  • Movimentação de placas tectônicas.
  • Expulsão de particulados pelos grandes vulcões ou impactos de meteoros que bloqueiem a luz solar. 
  • Composição da atmosfera.


Columbia Glacier in Alaska
Peter Essick/Aurora/Getty Images
Geleira de Columbia Glacier, Alasca, que recuou 14 km e perdeu metade de sua altura desde 1992
No caso da composição da atmosfera, nós seres humanos temos muita responsabilidade. A poluição do ar pode provocar o aquecimento do planeta, fazendo com que as geleiras derretam, subindo o nível do mar e afetando a vida de milhares de pessoas.
Falando em afetar a vida, o homem com sua ganância e irresponsabilidade já extinguiu vários animais. Alguns cientistas acreditam que o crescimento da população de seres humanos tenha colaborado com a extinção dos mamutes.
Alguns estudiosos acreditam que a mudança climática foi um  dos  fatores que extinguiu os mamutes, será que também será responsável por nossa extinção?

Se você se interessa por esse assunto vá a exposição que está acontecendo no Shopping Anália Franco, é gratuito e ficará do dia 10 de agosto até 11 de setembro. Esse shopping fica na zona leste.

Tigre-dente-de-sabre








Ancestral dos atuais rinocerontes
Para saber mais:

Eras glaciais e aquecimento global





Nenhum comentário:

Postar um comentário