quinta-feira, 7 de abril de 2011

A CORRIDA ESPACIAL

Por Alfonso Gómez Paiva

Sputinik I

Você já ouviu falar da Segunda Guerra Mundial?

Pois bem, depois dela as duas maiores potências mundiais, Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS)disputaram o poder de dominação dos demais países. Esse conflito entre os dois países ocorreu em vários setores como o tecnológico, o político e o ideológico, ele ficou conhecido como Guerra Fria. Cada um procurava mostrar que era melhor e que tinha mais poder.

Depois que a URSS enviou o satélite artificial Sputinik ao espaço no dia 4 de outubro de 1957, os EUA para não ficar por baixo decidiu competir na exploração espacial e mostrar que poderia fazer melhor. Esse período ficou conhecido como corrida espacial. Cada um dos países procurava mostrar ao mundo que a sua tecnologia espacial era melhor, para isso realizaram diversos estudos e enviaram ao espaço várias espaçonaves.

Cadela Laika
No dia 3 de novembro de 1957, a cachorra Laika subiu ao espaço, foi o primeiro ser vivo a fazer uma viagem espacial. Ela viajou na nave Sputinik II.

Em 1961, no dia 12 de abril, o soviético IYuri Gagarin foi o primeiro homem a ir ao espaço na nave Vostok. Tudo indicava que a URSS estava na frente dessa corrida.

A primeira mulher a viajar para o espaço foi a russa Valentina Tereshkova no dia 16 de junho de 1963 na nave Vostok VI.

Em 1965, os EUA enviaram Ed white abordo da nave Gemini IV que no dia 3 de junho realizou o primeiro passeio pelo espaço.

Finalmente no dia 20 de julho de 1969 o astronauta Edwin Aldrin e Neil Armstrong pousaram na Lua com a nave Apolo 11. 


O norteamericano Ed White.
A corrida terminou em 1975, quando a nave russa Soyuz e a americana Apollo 18 realizaram um acoplamento em pleno espaço. Depois disso, várias viagens tripuladas ou não foram realizadas. O homem inventou diversos equipamentos espaciais, como foguetes, satélites, estações, ônibus e sondas espaciais.

Tudo isso alimentou o sonho humano de viajar pelo espaço, mas como turista. Foi então que a empresa Virgin Galatic decidiu investir em passeios turísticos pelo espaço. Ela está desenvolvendo uma nave para poder realizar esse sonho humano. Ao que tudo indica daqui a 3 anos mais ou menos isso será possível.

Veja algumas fotos e figuras interessantes sobre o homem e o espaço.







Desenho ilustrativo da sonda espacial Cassini viajando por Saturno.
ônibus Espacial Discovery.

Barreira do Inferno em Natal, Rio Grande do Norte.
Satélite Brasileiro SCD-1.
Enterprise 2 da Virgin Galatic.






Nenhum comentário:

Postar um comentário