segunda-feira, 16 de maio de 2011

O DESAFIO DOS INVENTORES

O DESAFIO DO ELETROIMÃ
 

        Por Alfonso Gómez Paiva
 
        Será que os alunos do José Duarte estão preparados para o desafio dos inventores? 
Será que eles têm condições de construir um eletroimã caseiro e inventar uma utilidade para ele?

          Não basta conseguir fazer o eletroimã, tem que inventar uma utilidade para ele, como fizeram os jovens desse vídeo do You Tobe.


        Você sabe o que é um eletroimã?
          Um eletroimã é um equipamento construído pelo homem que tem as mesmas propriedades de um imã natural ou permanente. Isso quer dizer que ele atrai materiais ferrosos.
          O homem percebeu que uma corrente elétrica ao passar por um fio gera um campo magnético. Graças a essa propriedade inúmeros inventos foram possíveis, como os motores elétricos para geladeiras e batedeiras, alto-falantes e cabeçotes para discos rígidos.
         Os imãs têm dois lados, normalmente chamados de norte e sul. Se colocarmos 2 imãs de frente com o mesmo lado ou pólo perceberemos que eles se repelem, mas se fossem de pólos diferentes eles se atraíriam.

         Quando conectamos um fio a uma pilha, os elétrons que estão no pólo negativo dela saem pelo fio em direção ao pólo positivo. Esse movimento dos elétrons pelo fio é o que chamamos de corrente elétrica. Essa corrente gera um campo magnético como o do imã. Isso pode ser percebido se colocarmos no circuito uma bússola (ver a figura).

         Para amplificar o campo magnético basta enrolar um fio como uma bobina, como mostra a figura 2. É esse o princípio do eletroimã.


Elétroimã


          Faça o teste, enrole um fio desencapado em um prego, 10 voltas, conecte as pontas do fio em uma pilha e aproxime-o de alguns clips. Agora tente colocar 40 voltas e veja o resultado.
         Para saber a força do seu eletroimã veja quantos clips ou grampos de grampeador ele consegue erguer. Depois, teste o seu eletroimã usando 2 pilhas ou 3. Veja o que acontece.
         Agora invente algum equipamento usando o eletroimã, tire fotos ou grave um vídeo e envie para nós. Se achar mais interessante, monte uma equipe e envie o relato do seu invento.
      
Fonte: HowStuffWorks Brasil  - http://ciencia.hsw.uol.com.br/eletroimas5.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário