terça-feira, 13 de março de 2012

EMAIL

Muitas pessoas já ouviram falar desse tal de email, mas não sabem direito o que é.
Bom, antigamente a única forma de correspondência era a carta. Você escrevia a carta e colocava no correio.
Funcionava e ainda funciona dessa forma.
Você escreve a carta em um pedaço de papel e coloca dentro de um envelope de carta como o da figura:


Do lado onde se fecha o envelope você escreve os seus dados - você é o REMETENTE porque você é o que  está enviando. Você precisa colocar seu nome e o seu endereço.
Do outro lado do envelope você coloca os dados do DESTINATÁRIO, aquela pessoa que irá receber a sua carta. Para isso, você precisa saber o endereço dele. 



Depois, você comprava, colava o selo no envelope e colocava no correio.

Agora isso é possível de forma eletrônica, é o email. Essas mensagens eletrônicas conhecidas como email, do inglês mail - correio,  e o e- de eletrônico, correio eletrônico precisam de um PROVEDOR DE EMAIL. São esses provedores que levam a sua mensagem até a pessoa que você quer. São vários provedores, Yahoo, Hotmail, Uol, Terra, Gmail ... etc. Para você poder usar esses provedores é preciso ter uma conta, basta se cadastrar em algum provedor gratuito que você terá seu endereço eletrônico ou email.

Todo endereço eletrônico tem duas partes. Uma dizendo quem é a pessoa a outra dizendo quem é o provedor e de onde ele é. Por exemplo:

alfonsopaiva@uol.com.br
                                          Nome da conta            Provedor.tipo de provedor.país do provedor

O meu endereço eletrônico ou email tem meu nome seguido da letra arroba (@), depois o provedor (uol) que é do tipo comercial e br indica que ele é do Brasil.

Mas meu endereço eletrônico poderia ser: alfonsopaiva@escola.edu.mx, isso significaria que o dono da conta tem nome de alfonsopaiva, o provedor é escola e por isso é do tipo edu (educação) e esse provedor fica no México. Emails da Argentina terminam em ar, do Reino Unido uk, da Espanha es. Cada país tem uma sigla, menos os Estados Unidos. Se o meu provedor fosse americano seria: alfonsopaiva@school.com.

Todo email que não tem sigla indicando o país do provedor significa que é dos EUA. Isso porque foram eles que inventaram a internet.

Então meu caro aluno, mostre que você não é um analfabeto digital e me mande um email, me conte sobre o que você gostaria de saber ou me explicando alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário