domingo, 20 de março de 2011

RÁ O DEUS SOL

Representação do Deus Rá.


Por Alfonso Gómez Paiva
Ao olharmos para o céu podemos ver a Lua o Sol e as estrelas, você já observou o céu?
O céu da noite é igual ao céu de dia?  O que podemos ver em um e em outro? Por que certos objetos a noite são vistos e de dia não? Qual a importância do Sol em nossas vidas?

Os antigos povos gostavam muito de observar o céu, principalmente a noite. Muitos dos seus deuses estavam ligados a Natureza. Um bom exemplo é Rá o Deus Sol dos antigos egípcios. Esse deus era tão importante para o povo que os farós se consideravam descendentes de Rá.
A lenda diz que Rá criou o universo. O tempo começou a contar depois que seu disco solar subiu pela primeira vez, saindo da escuridão. Rá fez Shu (o ar) e Tefnut (a umidade). Esses dois deuses fizeram nascer a deusa do céu, Nut, e o deus da Terra, Geb, desse casamento nasceram os deuses  Ísis, Osíris, Set e Néftis, os principais personagens da mitologia egípcia.
Para os egípcios Rá - o Sol - viajava pelo céu com seu barco todos os dias. Ao amanhecer o seu disco surgia sempre do mesmo lado do céu e o atravessava se dirigindo ao outro lado. Conforme o tempo passava o dia entardecia. Rá então no final do dia se dirigia para outro mundo, lá lutava com a serpente má chamada Apepi que sempre tentava impedi-lo de subir novamente. Claro que ele vencia toda noite e por isso, o dia nascia sempre.

O que você achou dessa história? Você consegue imaginar uma história sobre esse povo e o Deus Rá? Envie essa história para o jornal e mostre para todos como é interessante.

Por que será que os antigos egípcios diziam que Rá atravessava o céu todos os dias em seu barco?

Por que os egípcios antigos acham tão importante o Sol?


Esse texto foi adaptado de:
Rá. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2011. Web,
2011. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-482337>.
Acesso em: 04 de março de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário