quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

VIDA EM OUTRO PLANETA

Por Alfonso Gómez Paiva

          Você nunca se perguntou se é possível existir vida em outro planeta? Quantas vezes você ouviu sober ET´s (Extraterrestres) e OVINIS (Objetos Voadores Não Identificados)? Eu já me perguntei várias vezes como seria a vida em outro planeta e onde estariam esses corpos celestes. Sobre alienígenas a televisão publicou várias coisas, desde documentários até filmes de ficção. O campeão de comentário é o disco voador, alguns acreditam outros acham que se trata de fantasia. Mas, é verdade que o homem motivado por essa curiosidade tem realizado uma série de investigações científicas com o objetivo de identificar planetas parecidos com a Terra que possam ter vida.

Imagem: NASA/Ames/JPL-Caltech
          A NASA é a agência espacial americana, um dos seus projetos é localizar os planetas semelhantes a Terra. Recentemente ela identificou e nomeou o planeta Kepler-22b. Ele tem características de planeta habitável e está a 600 anos-luz da Terra. Isso significa muito, mas muito longe, ou seja, 600 anos caminhando na velocidade da luz. A luz percorre 300.000 km em apenas 1 segundo. Imaginou andar 600 anos nessa velocidade! E qual seria o perfil de um planeta habitável? Bom,. os cientistas estão considerando a sua semelhança com a Terra. Por exemplo, nosso planeta demora 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa ao redor do Sol (a estrela de nosso sistema). O ano de Kepler-22b tem duração de 290 dias. A temperatura média da Terra é de cerca de 20ºC e de Kepler-22b de 21ºC.


Outra característica é que a estrela na qual o Kepler-22b gira é muito parecida com a nossa estrela. Pense, a temperatura da Terra é proporcional a nossa distância do Sol, ao tamanho dele e ao tipo de estrela que ele é. Qualquer diferença para mais ou para menos e... adeus vida. Se ele fosse menor morreríamos congelado, se ele fosse uma estrela mais potente, mas menor a Terra poderia ter temperaturas muito maiores. Então, a vida na Terra existe porque ela está longe o suficiente para não virar um congelador, nem um forno. A foto do Kepler-22b idealizada pela NASA.





Imagem do filme Star Wars a terra de Skywalker.
          Isso mostra como a estrela do sistema é importante para o planeta ser habitável. Imagem então um sistema composto por duas estrelas - como se fossem dois sóis?
 
          Bom, isso é assunto para uma outra vez, assista o vídeo que mostra como seria uma terra com 2 sóis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário