segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VIAGENS ESPACIAIS - Parte 1

Por Alfonso Gómez Paiva

Retrato de Júlio Verne
Você já pensou alguma vez sobre viagem espacial? Espaçonaves e foguetes vem logo a memória. Nós humanos há muito tempo nos encantamos com as histórias de viagens espaciais. Um livro muito conhecido no mundo, escrito pelo francês Júlio Verne em 1865 e chamado Da Terra à Lua é um bom exemplo. Naquela época nem avião existia, mas a imaginação do escritor foi além. Na história os personagens ficam dentro de uma bala de canhão gigante que é disparada em direção a Lua.










Dentro do projétil de canhão



A criatividade do escritor de ficção científica encantou muitas pessoas da sua época, ninguém imaginava que fosse possível viajar até a Lua, hoje sabemos que é possível. Mesmo assim, existem pessoas que ainda não acreditam que o homem foi a Lua.

Imagine como seria essa viagem dentro de uma bala de canhão. Para nós parece absurdo, mas a mais de cem anos não.

Observe as figuras do livro e tente desenhar como seria o projétil por dentro. O que você levaria? O que você faria para voltar? O que você pensaria de uma homem dizendo que iria para Lua através de uma bala de canhão se vivesse em uma época que não existia avião? Você não acha que as pessoas achariam a mesma coisa que acharam de Noé?



 
Projétil de canhão que levou
os personagens de Júlio Verne a  Lua






Se você quiser ler a história de Júlio Verne clique aqui e baixe o arquivo para seu computador. Divirta-se com a imaginação.

Projétil sendo lançado













Antes do sonho de pisar em solo lunar acontecer, o homem percorreu uma longa história.




Sputinik - primeiro satélite artificial
Depois da segunda guerra mundial, após 1945, as duas maiores potências do mundo - Estados Unidos e União Soviética - com pesamentos muito diferentes sobre como deveria ser a sociedade, criaram a chamada Guerra Fria. Eles faziam qualquer coisa para ganhar qualquer competição do rival. Uma delas foi a corrida espacial e foi a União Soviética que começou ganhando. Ela lançou no dia 4 de outubro de 1957 o satélite espacial chamado Sputinik I. No dia 3 de novembro do mesmo ano foi lançado o Sputinik II, levando a cadela Laika que morreu após o lançamento do foguete devido ao pânico e ao calor na cabine.




Cachorra Laika que participou da missão Sputinik II
Outro marco da história espacial ocorreu no dia 12 de abril de 1961. Novamente a União Soviética saiu na frente e fez com que o cosmonauta Yuri Alekseevich Gagarin fosse o primeiro homem a dar uma volta completa ao redor da Terra e chegando são e salvo. O voo durou 108 minutos a uma velocidade de 27 mil km/h. Quando a nave estava a 7km de altitude foi ejetado e caiu suavemente de paraquedas. A espaçonave Vostok 1 foi lançada no Cazaquistão. Foi o primeiro homem a ver e a descrever como era a Terra de longe. Ele disse em seu diário: A Terra é azul!


Espero que vocês gostem das imagens e dos vídeos:



Em um museu na Rússia está cápsula da nave Vostok 1
Essa esfera é a cápsula que aterrissou com o cosmonauta

Yuri Gagarin

Foguete Vostok 1

Painel da Vostok 1

Desenho da espaçonave Vostok 1 (em inglês)

Se você quiser ler um pouco mais sobre Yuri Gagarin clique aqui.


Assista ao vídeo comemorativo dos 50 anos da viagem do primeiro homem ao espaço.



Outro vídeo em inglês mostra a reconstituição.



Na próxima parte, falarei sobre a chegada do homem à Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário