sexta-feira, 1 de abril de 2011

PESQUISANDO SOBRE OS ECOSSITEMAS BRASILEIROS

Por Alfonso Gómez Paiva
Depois de investigarem o ecossitema do terreno externo da escola, as quintas séries ou sextos anos iniciaram nessa semana a pesquisa sobre os ecossistemas brasileiros.

Mas você sabe o que é um ecossitema? Já ouviu falar dessa palavra?
Pois bem, ecossitema é o conjunto dos fatores vivos e não vivos que se relacionam ou interagem em um determinado local. 

Assim, no ecossitema do terreno da escola podemos verificar que ele não é plano, se observarmos cuidadosamente veremos que ele é na forma de morro com 3 terraços, um onde fica a escola, o segundo onde está a quadra e o último no final do terreno da escola. O solo tem cor avermelhada e existem no terraço estruturas de cimento que ajudam a escoar a água da chuva. A quadra é acimentada e sem cobertura, o que favorece o crescimento de plantas como o conhecido mato. Existem algumas árvores que em dias de sol fazem sombra para aqueles seres vivos que preferem um lugar mais fresco e pouco iluminado. A temperatura era de 30oC, mas na sombra era de apenas 28oC.

Pensando nesse ecossistema quando chove, podemos imaginar que a água escorre dos 2 terraços superiores em direção a parte mais baixa, encharcando o solo. Nesse local o solo é mais barroso, o que favorece a criação de poças - boa para a vida de sapos.


O prédio da escola, o muro, as árvores e o barranco que existe em um de seus lados servem como barreira para os ventos. Então, o vento mais forte deve acontecer no terraço mais alto do lado da quadra e na própria quadra. Pensar nisso no ecossitema é importante porque isso pode facilitar a vida de alguns, como também prejudicar a de outros. Cada ser vivo tem suas características e suas preferências com relação aos fatores não vivos.


No Brasil temos 6 grandes ecossistemas: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Pampas. Na atividade sobre esses ecossistemas assistimos um filme e usamos a internet. As questões que devem ser respondidas sobre o filme são:

1-O que te chamou mais atenção no filme?
2-Por que o repórter diz no filme que ao anoitecer se ouve a voz da floresta?
3-Faça uma tabela e registre os animais e os vegetais da Floresta Amazônica.
4-Quantos estados brasileiros a Floresta Amazônica atinge?
5-Quantos países a Floresta Amazônica abrange?
6-Cite o nome de 3 rios da Amazônia.
7-O que são igapós?
8- O que é biodiversidade?
9-Qual a importância das árvores altas que existem na floreta para a biodiversidade?
10-Como os diferentes tipos de águas que existem na floresta colaboram com a biodiversidade?
11- O que faz o Uape Açu?
12-Qual o nome do órgão federal responsável por preservar os diversos ambientes brasileiros?
13-Como os cientistas investigam as aves na floresta?
14-Quantas aves os cientistas identificaram na floresta?
15-O que significa desenvolvimento sustentável?
16-Para que servem os parques ecológicos?
 
Você poderia contar como é outro ecossitema? Por exemplo de um aquário? Da sua casa? Mande seu texto para que eu possa publicar aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário